22 de Maio de 2013
wiiu_kotakubr01

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

Por - 11 jun, 2012 - 03:25

86 Comentários

O Wii U tem uma nova versão, menos irritante, do sistema de Friend Codes, quatro camadas de proteção no seu serviço online e um sistema próprio de Conquistas. Quem disse tudo isso foi Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, em entrevista ao Kotaku US.

Reggie e eu passamos por uma lista de perguntas que abordavam detalhes que ficaram de fora durante as várias apresentações da empresa durante a E3. Eu queria esclarecer alguns desses pontos, que são muito importantes para os fãs mais fervorosos.

Começamos falando sobre duração da bateria e chegamos até os recursos online. E Reggie não fugiu de nada.

Bateria

A Nintendo havia dito que os GamePads do Wii U aguentariam até cinco horas por carga, mas que poderiam ser recarregados durante as sessões de jogo. Os protótipos da E3 tinham uma entrada de energia na parte de cima. Reggie diz que as unidades finais vão ser carregadas pela parte de baixo para garantir um conforto maior durante as recargas.

Sobre a vida útil das baterias, ele diz: “Eu confesso que, como empresa, nós somos surpreendentemente conservadores com relação a falar sobre coisas como duração de bateria. Se você lembrar da discussão sobre a bateria do 3DS, os números que demos antes e depois do lançamento eram bem diferentes. Então o que eu posso dizer é que a Nintendo está absolutamente comprometida em ter certeza de que a duração da bateria do Wii U não vai atrapalhar a experiência de jogo”.

Antes de lançar o 3DS, a Nintendo havia dito que a bateria dele aguentaria de 3 a 8 horas. Os usuários podem julgar por si mesmos se isso é pouco ou se condiz com a realidade.

Jogar Sem TV

wii u

A possibilidade de assistir e jogar jogos de Wii U no GamePad, sem usar a TV, é uma “capacidade que existe para todos os jogos, mas é a desenvolvedora que decide se isso será parte da experiência”. A Nintendo chama esse elemento de “Off-TV Play”, e diz que ele será sinalizado nas caixas de jogos de Wii U.

O Pro Controller

wii u pro controller

Reggie, você não acha que esse controle se parece um pouco com o do Xbox 360?

“Você pode dizer que os controles dos competidores se parecem bastante com o nosso”, disse ele. “Fundamentalmente, ergonomicamente, a proposta é que ele fique confortável na sua mão. O controle está em desenvolvimento há algum tempo e, baseado no feedback, para certos jogos e certas experiências, esse tipo de controle oferece algo mais rico”.

Big Brother no MiiVerse

Satoru Iwata, o CEO da Nintendo, disse recentemente ao L.A. Times que o MiiVerse, a “rede social” que faz parte do novo serviço online do Wii U, terá mensagens moderadas em vários níveis. Dado que a Nintendo prefere que suas plataformas sejam amigáveis para crianças e dado que o MiiVerse vai funcionar como a tela inicial do console (com muitas dessas mensagens pipocando na tela), não é de se surpreender que a vigilância seja pesada.

Mas o sistema parece, potencialmente, pesado demais. Além de ineficiente e capaz de tornar a comunicação entre usuários bastante lenta.

miiverse wii u

Reggie esclarece: “É um jeito de pensar em como vamos garantir uma experiência positiva para os consumidores no MiiVerse… primeiro, há os controles dos pais. Como pai, você pode escolher que o seu filho não possa se comunicar com ninguém pelo MiiVerse. Ou só com amigos, ou com todos”.

“O segundo nível é, basicamente, uma varredura automática que garante que palavras e imagens inapropriadas não entrem no MiiVerse. O terceiro nível é a comunidade, que vai se policiar e denunciar conteúdo impróprio. O quarto nível é a fiscalização humana na Nintendo”.

Mas e se, para aproveitar o exemplo dado pela Nintendo quando anunciou o serviço, eu quiser postar um pedido de ajuda de um jogo em que eu fiquei travado? Eu vou precisar esperar até esse processo todo ser concluído?

“Vamos pegar esse exemplo. Eu preciso de ajuda com as fases tal-e-tal. A varredura técnica acontece. Se não houver palavrões, ela segue adiante”. Sem espera? “Correto”.

O funcionário da Nintendo seria ativado em alguns casos específicos. “Se a comunidade estiver denunciando ou se houver alguma questão na qual um usuário está tentando constantemente mandar conteúdo inapropriado. Já que que o serviço é baseado em contas, se o Stephen Totilo estiver tentando mandar conteúdo inapropriado constantemente, então vamos ter a capacidade de averiguar isso”.

Conquistas

Alguns dos maiores designers da Nintendo não queriam colocar Conquistas nos seus jogos, mas a empresa incluiu algo semelhante no 3DS, principalmente para recompensar as pessoas por alcançar marcas relacionadas ao sistema de Street Pass. Em outras palavras, o sistema, em si, tem Conquistas.

“Teremos isso”, disse Fils-Aime. “Mas no que diz respeito a [Conquistas] relacionadas a jogos específicos, aí depende das desenvolvedoras”. A Microsoft pode exigir que todas as empresas tenham Conquistas nos seus jogos, mas, segundo o executivo, essa “não é a filosofia” da Nintendo.

reggie fils aime nintendo e3

Friend Codes

Primeiro, as (potenciais) mais notícias: a Nintendo não se livrou da ideia de exigir que as pessoas usem Friend Codes – o que, no Wii, são sequências de 16 dígitos que você precisa trocar para adicionar algum amigo.

Agora, as não tão ruins: “Existem Friend Codes, mas não é o sistema atual de Friend Codes”, disse Fils-Aime. “O que eu quero dizer com isso? É o seguinte: você será capaz de identificar pessoas como amigos e ter um certo nível de interação com elas, diferente de outro nível de interação com as pessoas em geral. O método pelo qual você identifica uma pessoa como amigo é muito mais simples do que o que existe hoje com os Friend Codes”.

O problema que eu acredito que as pessoas tinham com os Friend Codes, eu disse ao Reggie, é que os adultos que tinham um Wii pensavam, “cara, eu sou um adulto, me trate como um adulto e deixe eu adicionar pessoas online como amigos sem ter que ligar para alguém e trocar um código ou coisa do tipo”. “Eu concordo”, disse Fils-Aime.

“Você acha que essas pessoas ficarão mais felizes?”, eu perguntei. ”Sim, elas ficarão”.

Conteúdo Digital

Reggie confirmou que os donos de Wii poderão transferir seus jogos salvos e qualquer conteúdo que tenham comprado para o Wii U.

wii u preto

Armazenamento de Dados

O Wii U ainda não tem disco rígido. Mas Reggie diz que “A principal mensagem que passamos é que ele tem portas USB, então você pode continuar expandindo o espaço de armazenamento o quanto você quiser”. Ainda não está claro como a Nintendo espera que os jogadores guardem expansões e conteúdo de jogos como, por exemplo, Mass Effect 3. Isso vai ter que ficar para outro dia.

Conexão com o 3DS?

“Ficou claro no ano passado, quando falamos do novo Smash Bros., que haverá algum tipo de conexão entre o Wii U e o 3DS”, disse Reggie. “Obviamente, o Sr.Sakurai [designer de Smash Bros.], não progrediu muito no jogo, já que acabou de terminar a produção de Kid Icarus. Mas quando falarmos de como os dois sistemas podem trabalhar juntos, esse game será usado como exemplo”.

Single-Touch versus Multi-Touch

O GamePad do Wii U não é multi-touch. Mas isso não é um problema, diz Reggie, enquanto segurava um nas mãos.

“Quando estávamos no processo de construir esse controle, dadas algumas das funcionalidades, achamos que o single-touch era uma opção mais apropriada, principalmente quando você tem outras configurações de botões”.

Ainda segurando o controle, ele esticou o dedão para alcançar a tela e aí a apertou com o indicador. Sempre com a outra mão no controle.

wii u gamepad

Então ele apoiou o GamePad em outro lugar para que ele pudesse encostar um dedo de cada mão na tela. “É assim mesmo que você quer jogar? Eu acho que não”.

Mas talvez fosse bom dar, pelo menos, a opção? Eu perguntei se o problema era o custo de produção. “Certamente há uma questão de custo. Mas, de novo, nós temos a visão de que esse é um controle que você vai segurar nas mãos e ter uma experiência de duas telas. O conceito de colocá-lo no seu colo e usá-lo com multi-touch, para nós, não seria agradável para o jogador”.

Jogos Usados

“Nós não temos uma política com relação a jogos usados. Não desenvolvemos nenhuma tecnologia para ir atrás do mercado de jogos usados”.

Wii Us pretos e brancos?

“Estamos mostrando [modelos] pretos e brancos aqui [na E3]. Não dissemos nada sobre os produtos de lançamento”.

Reggie não falou nada sobre…

Novas plataformas para o Virtual Console; se os jogos do VC vão rodar com o GamePad, o preço do console, a lista de jogos de lançamento.

______________

Observação: Eu falei sobre vários outros assuntos com Reggie, incluindo a questão de quão poderoso o console é e como será o apoio às third parties. Vamos falar sobre tudo isso em outros posts aqui no Kotaku nos próximos dias.



86 respostas para “Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U”

  1. danielgfm disse:

    “Você pode dizer que os controles dos competidores se parecem bastante com o nosso”, disse ele.

    Wii U veio antes do 360? Disto eu não sabia!

    • Acho que ele foi mais longe no tempo com essa observação. Tava se referindo ao controle do SNES, que serviu como inspiração para os controles atuais.

      • danielgfm disse:

        Provavelmente, mas, digamos assim, de inspiração, existem um monte de produto. O próprio controle do 360 é inspirado no XBoX original que é inspirado no do DreamCast, creio que ele é beeeem diferente do SNES, a começar pela pegada…

        • cascovermelho disse:

          Aposto que esse novo controle é apenas uma busca por atrair os jogos (e jogadores) das outras plataformas, sendo mais amigável pra multiplataforma no geral.

          Mesmo assim, é uma tremenda injustiça falar que a Nintendo copiou qualquer coisa de qualquer empresa de jogos (seja hardware ou software) em toda a história da empresa. O controle do X360 é um misto de outros recursos vistos em consoles anteriores da Nintendo ("gatilho", dois analógicos, quatro botões principais – inclusive com as mesmas letras – e por ai vai).

          Mas o que mais me agrada nele é a posição dos analógicos. Eu não entendo por que a Sony insiste em colocá-los na parte inferior do controle (na verdade entendo, já que eles não têm a capacidade de mudar radicalmente o design do controle desde os anos 90) e destruir com meus tendões..

          • @Erick_Faria disse:

            Estranho o comportamento dos seus tendões. Um amigo meu tem XBox; o pouco que joguei na casa dele com aquele controle me fez ver como o modelo do PS é bom. E não é questão de costume não, pois esse mesmo amigo meu também acha o modelo do PS melhor. Ele só não comprou PS3 porque os piratinhas do Xbox são mais "palatáveis" para ele do que os originais do PS3.

            Mas que o ABXY do 360 me fez lembrar do excelente controle do SNES, isso fez. Eita, que saudades…

          • cascovermelho disse:

            Eu tenho MUITO problema com a posição dos analógicos nos controles dos Playstation. É só repousar suas mãos em qualquer lugar e ver que é muito mais natural que os dedões fiquem próximos dos demais dedos (assim como em todos os controles da Nintendo, e do X360 também)

            Uma busca rápida no Google me retornou um monte de pessoas com problemas com a ergonomia do controle do PS.

          • UnaiGamer disse:

            Estranho. Eu tenho o controle do ps3 e do 360, e me surpreendo em saber que existem pessoas que acham o do ps3 mais confortável. Mãos diferentes das minhas, talvez?

          • AN0NlM0 disse:

            o ps3 é mais leve e melhor para mãos pequenas talvez? Ou pelo analógico ser mais longe do apoio das mãos o torna melhor para mãos grandes? E o controle do WiiU se parece com o do X360 no formato mas se esse for o formato mais confortável segundo pesquisas então devemos agradecer que não ha patentes para isso (no japão)

          • cascovermelho disse:

            Eu não sei se é algo relacionado ao tamanho das mãos, já que o problema (pelo menos no meu caso) é a distância que o dedão fica do indicador por um período extenso de tempo. Tente ficar na mesma posição sem estar utilizando o controle, é notável que o dedão fica "esticado".

          • @GleysonSouza disse:

            Acho que você tocou bem no ponto. Os analógicos longe talvez não seja um problema pra quem tem mãos grandes, mas temos que lembrar que o grande público da nintendo são as crianças. O controle do wii U é bem grandinho na mão de adultos, imagina de uma criança. Então os analógicos naquela posição é o ideal mesmo.

          • @belgonzaga disse:

            Eu tb sou uma que prefere o controle do PS3. O controle do XBOX é que faz minha mão doer quando jogo por muito tempo.

          • UnaiGamer disse:

            Então viva a diversidade de controles.

        • Rickodez disse:

          XYAB.

        • Cayo_Guine disse:

          Que tal começar do começo então ? Primeiro veio o Joystick, depois o Gamepad que foi a Nintendo que criou, no NES, aí veio o do Master System, depois do SNES, Mega Drive… e quem sempre iniciou a tendência ? A Big N, sempre, Analógico ? N64, Rumble ? N64, até mesmo os gatilhos já existiam no Cube antes da M$ lançar o Xbox…
          O Controle do X360 é o segundo controle mais confortável que joguei (depois do controle do Cube) e a pegada dele é a mesma da do controle do GameCube…

          • danielgfm disse:

            Os GamePads podem ter sido inventados, inicialmente, pela Nintendo, mas não se pode ligar totalmente que o controle do 360 é uma evolução natural do controle do SNES, na verdade, como eu havia dito, ele é muito mais parecido com o controle analogico do Saturno que do SNES, e, quiçá, do Nintendo 64, Game Cube, PS2 e assim vai.

            O controle analogico do Saturno veio duas semanas depois do controle do Nintendo 64, mas tanto este como o primeiro, são supereados em questão de velhice pelos controles Atari 5200 e do Vectrex, que foram lançados em 85 ou 86, não me lembro agora.

            Depois disso, veio Dreamcast, com os seus gatilhos analogicos, bem antes do GameCube e do PS2, com a disposição de botões proximos ao do controle do Saturno. O lançamento do XBoX, trouxe o design original do console da SEGA, no qual o controle S, da caixa original, refinou o modelo e o 360, enfim, é Bisneto do Design do controle do Analogico do Saturno.

            Alguns controles, se for o caso, já vieram baseados de bem antes…

          • Cayo_Guine disse:

            Pois é, você corrigiu umas coisas que eu errei… mas o ponto principal é o mesmo :
            Todos copiam, adaptam e chupinham… logo não adianta entrar neste mérito, o que importa é : Será que vai ser confortável aquele analógico naquela posição ? Eu estou curioso… Antes dos Gatilhos nós usávamos o X do Dual Shock para atirar e acelerar, depois isso mudou… vamos ver se esse controle melhora ou piora o controle das câmeras com esse analógico nesta posição.

          • danielgfm disse:

            Eu, particularmente, gosto das posições dos analogicos do PS/PS2/PS3/GC/XBoX/360, vamos ver se eu consigo me adaptar com os dois analogicos em cima. ^^

      • Guilherme Ferreira disse:

        E mais! Os controles analógicos foram vistos pela primeira vez no Nintendo 64! Os gatilhos do Xbox360 (L e R) com pressão, são cópia do "Z" (que fica embaixo do controle) de Nintendo 64.

        • UnaiGamer disse:

          Ou do gamecube, já que o gatilho do gamecube era analógico também.

          • danielgfm disse:

            Nem um e nem outro, um gatilho especifico veio do Nintendo 64, mas os dois gatilho com pressões diferenciadas, foi o DreamCast que começou a brincandeira.

          • Yogarpg disse:

            é cópia de qualquer jeito
            XBox 360 puxou quase tudo do Dreamcast e do Game Cube, então…
            o problema (acredito eu) nas comparações feitas nesse controle, é q o formato é identico do XBox 360, os botões nem são tão copiados, eu puz meu controle de XBox 360 frente a frente a uma foto desse controle de Wii U ai, e o formato é o mesmo, CTRL-C – CTRL-V

    • TheMax disse:

      Mas o N64 e Game Cube vieram antes do 360… não dá para não dizer que a Microsoft deu uma olhadinha nos controles da Nintendo para fazer o dela.

      • danielgfm disse:

        Pode até ser, mas a evolução do controle do XBoX, creio eu, que venha desde o controle Analogico do Saturno, que cresceu e virou algo próximo do controle do DC e assim vai.

        Mas, claro, todas as empresas veem um pouco dos designs de seus competitores para extrair o melhor deles.

    • Todos os controles (todos mesmo) atuais são de certa forma "cópias" do modelo instaurado pelo NES. A disposição dos botões, o direcional digital, tudo. Podemos dizer que o controle do Xbox 360 é uma evolução do controle do Dreamcast, que por sua vez evoluiu do controle do SNES, que evoluiu do controle do NES. Então na árvore genealógica dos controles atuais sempre teremos o modelo do NES como ancestral em comum de todos os controles, logo ao meu ver o modo dele pensar é corretíssimo.

    • IruDraco disse:

      Se for pensar bem é dificil hoje em dia fazer algo bom e diferente … então o negócio é usar o que ja existe e deu certo … eu acho o modelo do Xbox 360 muito mais confortável que os modelos das outras plataformas … então acho que, se eles pegaram a ideia do Xbox … pelo menos estão baseando no melhor … hehe … que venha Wii U !

      • danielgfm disse:

        A unica coisa ruim do 360 é o direcional digital, que é péssimo.

        Mas, para ser sincero, gostei do design do GamePro do WiiU, porque assim os próximos lançamentos, as empresas não vão precisar fazer coisas mirabolantes para adaptar os controles para os GamePads dos diferentes consoles!

        Ficando ainda mais fácil de jogos saírem também para o PC, já que os controles padrões para nós, PCistas, ou é o parecido com o do PS2/PS3 ou o oficial do 360! ^^

        • IruDraco disse:

          verdade … esse direcional acho melhor que o do Xbox … é um parto jogar jogos de luta naquele pad … e acho mais prático o Direcional direito em cima dos botões tbm … se for menos pesado que o do Xbox seria melhor tbm … =D

        • UnaiGamer disse:

          Cara, to louco para que alguém faça um driver para usar o wii u pro controller no PC quando ele for lançado o mais rápido possível. Esse controle é lindo, tem um dpad melhor que o do 360, e parece tão confortável quando o controle da microsoft.

        • Cayo_Guine disse:

          Péssimo é pouco para aquele disco digital digno de controle da Clone de R$ 15.

          Não cheguei a jogar o novo controle que parece que corrige esse defeito, mas foi sacanagem da M$ acertar tanto em um controle e errar tanto em um digital…

    • OrlandoMAC disse:

      Daniel,

      ( “Você pode dizer que os controles dos competidores se parecem bastante com o nosso”, disse ele.

      Wii U veio antes do 360? Disto eu não sabia! )

      Não cara… O que ele estava querendo dizer é que o design do controle de Xbox foi roubado do controle de gamecube, portanto (Gamecube lançado antes) a nintendo veio antes….

      • danielgfm disse:

        E como eu disse, a base do design dos controles do 360 é o XBoX original que é o DreamCast e, antes disso, a versão analógica do Saturno, como já exposto várias vezes por mim aí acima.

  2. Wesker_CDA disse:

    Não fugiu de nada? Particularmente achei Bastante "evasivo" em algumas resposta para não se dizer outras coisas…Mas concordo com a questão da bateria, povo adora criar uma grande especulação antes da hora, essa historia do cabo ja tinha dado demais o que falar…

  3. Acho que ele fez referencia ao fato de que os controles de quase todos os videogames já lançados são baseados, de alguma forma, nos controles da Nintendo. Pegue a disposição dos botões do Super Nes como exemplo, alguma semelhança com os outros…? A sony pelo menos teve a pachorra de trocar o A, B, X e Y, por formas geométricas. Enfim.

  4. _Mortal_ disse:

    O "My body is ready" fugiu bastante das perguntas na verdade. De qualquer maneira já saíram novas notícias oficiais em que o próprio Reggie declara que os jogos First Party do WiiU serão lançados com a resolução de 720p.

    Bem vindo a 2006, Nintendo…

    • @cebst disse:

      Ele declarou q os primeiros jogos first-party estão em 720p, mas o console suporta 1080p….

    • @DavidsonRMF disse:

      Sim, 720p a 60 FPS… Tá bom pra você?

      • _Mortal_ disse:

        Sim. Em 2006 estaria bom para mim. =)

        • Guilherme Ferreira disse:

          Concordo! Em menos de 2 anos isso será resolução obsoleta! Vai ficar feio na minha TV e monitor.

        • @cebst disse:

          Bom saber q em 2006 vc estava jogando jogos em 720p a 60fps no seu Ps3 ou 360 nos primeiros jogos lançados….

          • _Mortal_ disse:

            Pois é, 720p a 60 fps é realmente "next generation". Algo nunca antes visto nos consoles. ^^

          • UnaiGamer disse:

            Olha, pra ser sincero, aposto que a maioria dos games dos próximos consoles das sony e microsoft vão rodar a 720p e 30FPS. Não importa o quão poderoso o console seja, os desenvolvedores sempre vão querer trocar FPS e resolução para colocar efeitos bonitinhos, que ficam bonito nos prints e ajudam a vender jogo para a molecada que só pensa em gráfico.

            60 frames por segundo deveria ser a norma. Mesmo no wii, a maioria dos games da nintendo, como Metroid Prime 3 e Mario Galaxy, rodam a 60FPS. Espero que ela continue com isso.

          • rafaelguitarra disse:

            os proximos consoles da MS e Sony vão rodar no minimo a 1080p e 30fps.
            seria mesmo excelente exigir 60fps

          • UnaiGamer disse:

            Eu aposto que não.

            Mas pra mim seria o ideal, pois assim eu poderia ter um port reduzido para 720p no wii u, ou topar 1080@60 no meu PC =D

        • @DavidsonRMF disse:

          Estaria se vc jogasse com essa resolução em 2006 a 60 FPS… Grande parte dos jogos do xbox360 roda a 540p, mesmo em 720p (alguns como BF3 estão até abaixo da resolução considerada HD) ficam na casa dos 30 FPS, claro que nem todos… mas vc deve ter conseguido entender o ponto certo? Nem de longe estamos parecidos com 2006, jogos com 720p a 60 FPS com AA ou 1080p "nativos" hoje em um console só seria possível com o WiiU ou com um PC…

      • @Deivd_ks disse:

        Sim. Em 2006 estaria bom para mim. =) [2]

  5. @RChernicharo disse:

    friend code ainda? já matou todo o sistema online nisso.

    • @DavidsonRMF disse:

      Não, o sistema mudou…

      • @RChernicharo disse:

        "Primeiro, as (potenciais) mais notícias: a Nintendo não se livrou da ideia de exigir que as pessoas usem Friend Codes"

        • UnaiGamer disse:

          Cara, já viu como ficou o sistema de friend codes no 3DS? É só um para o console. Bem prático. E ao contrário do que acontece na psn ou live, vc pode mudar o nome de usuário a qualquer momento (no steam também =D).

          E esse agora vai ficar melhor ainda, segundo o Reggie.

  6. IruDraco disse:

    Fiquei feliz que poderá ser carregado durante o jogo pelo menos… se não pudesse seria MUITO ruim.

  7. @Deivd_ks disse:

    Só o fato de ser single-touch é muito triste, eu posso segurar com uma mão e com a outra dar multi-touch, nao preciso das duas pra fazer isso oO. Enfim, nintendo lança essas tecnologias pra enganar o povo, e consegue, aí as pessoas vêem o quanto idiotas elas foram em ter comprado isso, video o Wii, que muuuuuitas pessoas, pra nao dizer todas, estão com os seus consoles pegando pó enquanto jogam 360 ou PS3

    • @cebst disse:

      isso eh coisa atual… nos primeiros 3 anos d console ninguem falava q o seu Wii tava pegando poeira, foi soh com o passar do tempo e a queda no suporte ao console (q é mais nesse ponto q entra a questão do hardware, jah q o Wii eh bem diferente do Ps3 e 360) q as pessoas diminuiram a jogatina no Wii…. as pessoas falam como se tivessem comprado o videogame em 2007 e deixado ele num canto por todo esse tempo, no final nao eh uma questao d tecnologia e sim d jogos… mesmo q a tecnologia nao seja a top d linha, mas o videogame continuar recebendo otimos jogos, ele vai ter uma longa vida…

    • UnaiGamer disse:

      Pra que muli touch quando o controle é cheio de botões?

      • AN0NlM0 disse:

        Pq eu jogo com os pés òÓ

      • Lulavenera disse:

        Tbm acho, porém gostaria de saber de quem gostaria de multi-touch ou possui iPhone, iPad qual seria a razão do multi-touch pra jogabilidade… sem sarcasmo, a razão da pergunta é apenas para conhecimento, já que não tenho contato com esses aparelhos.

  8. Necro_ disse:

    Evasivo demais em algumas respostas.

  9. ArthurOtaku disse:

    Bem vindo a geração atual, nintendo

    Enquanto o porta voz da nintendo for um cara com cara de retardado vai ficar dificil ter credibilidade e para de chorar, o controle do wii U é uma cópia descarada do xbox, qqer pessoa normal, não ista, percebe isso, e isso é somente mais uma amostra de q a nintendo não é mais a mesma, nunca imaginei q eles imitariam os concorrentes desta maneira tão obscena. Se reiventassem o péssimo e estranho controle de gamecube não teria ficado tão feio

    • AN0NlM0 disse:

      o controle do WiiU tem a PORRA de uma tela no meio

      • guachala disse:

        Ele tava falando do PRO…

        • AN0NlM0 disse:

          Sim, ele estava falando do controle secundário, que servirá para jogar a maioria dos jogos que só serão portados para o WiiU sem explorar o controle principal, mas do jeito que ele condenou a nintendo em copiar parecia que esse era o grande foco do console

    • Lulavenera disse:

      Acho um dos melhores porta-vozes da indústria, carismático e competente, vide a E3 2010 com o 3DS… a Nintendo arrasou na apresentação. O pro-controler é um excelente controle, pelo que falam e pelo design, ladrão que rouba ladrão… já sabe. Acho que a Nintendo é a mesma ainda, ousando perigosamente com esse controle da mesma forma que ousou com o DS, com o Wii e com o 3DS… e se deu bem.

      • CaioAC disse:

        Não vejo muito problema no fato de ter copiado o controle do 360. Acho até melhor ele ser uma "cópia" dele do que do PS3 por exemplo. Ela só está qurendo dar mais opção para os mimizentos que não querem o "tablet".
        A ideia é maravilhosa, a Nintendo está correndo atrás do prejuízo mas o único erro que eu vejo na Nintendo de agora é priorizar mais a experiência pra aqueles que nunca jogaram viideo game antes do que pra aqueles que a acompanham no mínimo desde o SNES.

    • Warfox disse:

      "Se reiventassem o péssimo e estranho controle de gamecube não teria ficado tão feio"

      Cara na boa. Eu tenho até hoje os controles do Game Cube e acho gosto muito mais deles que do 360. Claro eu digo a você que isso é questão de gosto.

  10. m4rc3L0_ctba disse:

    Não tem conquistas nativa do sistema, nao tem HDD e vai manter os Friend Codes… BOA NINTENDO!!! É ISSO MESMO QUE AGENTE QUERIA!!!

    • guachala disse:

      Pelo que entendi, o suporte a conquistas existe, eles só não irão obrigar as desenvolvedoras a usá-lo.

    • AN0NlM0 disse:

      O sistema tem conquistas, mas cabe a cada desenvolvedora usar. Não tem HD interno, o wii ja não tinha, mas tem porta USB, você pode colocar qualquer HD de qualquer tamanho da sua preferencia. Não vão manter o mesmo Friend Codes do Wii, vai ser diferente.

  11. A falta de multi-touch é inerente ao fato de ser uma tela resistiva (daqueles que dão contato por pressão, e não por condução elétrica no seu dedo). Mas, na boa, não vejo necessidade de multi-touch para ele, mesmo, então isso nem me incomodaria, caso fosse comprar um Wii U

  12. Mini disse:

    WiiU vai rodar jogo de wii? >": não me batam mas eu n achei essa info em nenhum lugar.

  13. Bob Nerd disse:

    Tudo muito interessante, vamos esperar e conferir na prática!

  14. gamestrike disse:

    Como a ausência de conquistas, algo tão positivo criado pela MS nos consoles, pode ser filosofia de uma empresa? Sinceramente, podem me chamar de chato, mas na minha opinião, sem conquista = jogo chato de se jogar. Tem gente que não liga, mas tem pessoas, como eu, que acreditam que a competição é que move o jogador a chegar no final do bendito jogo.

    • @Xpliinter disse:

      é questão de gosto mesmo, eu quando zero um jogo não sou de ficar correndo atrás até da ultima pra completar 1000g. Mas também ha de confessar de que você faz algo que nem imagina e ouve um "plim. Conquista Desbloqueada" é engraçado HAUHUAHUAHUAHUHUA

    • @cebst disse:

      Vc nunca jogou videogame antes da geração atual? Nada contra conquistas… mas dificilmente eu classificaria como "Necessário", não vejo vantagem em obrigar as desenvolvedoras a colocar um sistema d conquista, só pq tem q ter…

    • gbandoni disse:

      Quando é obrigado acabam fazendo que nem virtua fighter 5 que tem conquista por ganhar um round ou jogar 24 horas com todos os lutadores como MK9

  15. CaioAC disse:

    Podem me chamar de fanboy e tudo mais, mas não vi nada de errado até agora com o Gamepad e sua tela single-touch (até o 3DS tem e ninguém reclama) e achei até digno esse "clone" do joystick do 360 (que a maioria deve concordar que é no mínimo melhor que o PS3).

    Achei a ideia do gamepad fantástica e de novo, o "clone" mostra ninguém precisa se amarrar àquele trambolho em todos os jogos, meu único problema é a Nintendo continuar mantendo essa política de priorizar a experiência para os "inexperientes" ao invés de agradar o público que a acompanha no mínimo, desde o SNES.

  16. ciauma disse:

    Vem cá, qual é a idade dos que reclamam que o visu do controle é chupação do XBox? E se for, who cares? Não é como se nunca tivessem copiado a Nintendo antes…
    (Eu em particular quando peguei num XBox pela 1a vez pensei NA HORA "SNES, vc voltou!" e até hoje troco o A pelo B e o X pelo Y lá)

Deixe uma resposta