“Futebol se joga com PES”. Esse incrível trocadilho é o slogan da nova versão de Pro Evolution Soccer, que não apenas será localizado para o mercado nacional, como vem fazendo desde sua versão 2011, como também trará todos os times do Brasileirão para os campos virtuais. E um pouquinho assim de Michel Teló.

Foi o que a Konami mostrou nesta terça-feira (21), em São Paulo, no Konami Gamers Night, evento anual em que a empresa japonesa apresenta as suas próximas novidades ao mercado brasileiro. Tinha Metal Gear Rising, Zone of Enders HD, Silent Hill: Book of Memories e Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate. Mas a estrela do show, como sempre, foi Silvio Luiz. Digo, Pro Evolution Soccer 2013.

A versão 2013 do PES está chegando em pouco mais de 1 mês, e a Konami – que já vendeu mais de 1 milhão de cópias da franquia na América Latina – promete uma atenção especial para o Brasil este ano.

Além da habitual localização para o português, ainda com Silvio Luiz e Mauro Beting, PES 2013 terá todos os 20 times que participam do Brasileirão. São Paulo, Internacional, Vasco, Bahia… estão todos lá, em suas configurações mais recentes. Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, já está no Atlético Mineiro.

Além dos times, teremos também estádios nacionais. A Vila Belmiro já estava confirmada, mas agora sabemos que o Morumbi, do São Paulo, também vai estar entre os estádios brasileiros. Outra novidade bacana é que os times brasileiros poderão jogar contra qualquer time internacional agora – nas versões anteriores só era possível jogar contra outros times da Libertadores.

LEIA TAMBÉM: Vila Belmiro e um Neymar dançante em PES 2013

Times Brasileiros no PES 2013

Atlético – GO
Atlético – MG
Bahia
Botafogo
Corinthians
Coritiba
Cruzeiro
Figueirense
Flamengo
Fluminense
Grêmio
Internacional
Náutico
Palmeiras
Ponte Preta
Portuguesa
Santos
São Paulo
Sport
Vasco

Mas essas novidades ficam pequenas diante de Michel Teló e seu “assim você me mata”, que vai embalar a comemoração dos jogadores virtuais em PES 2013. Vimos um trailer mostrando diversos times comemorando ao som do cantor e posso prometer uma coisa: você vai rir bastante, mesmo que o gol não tenha sido seu. Pode ficar com seu Tiago Leifert, FIFA 13.

Parece que a Konami sabe bem o potencial do mercado brasileiro para jogos de Futebol, e está investindo à altura. De acordo com Anibal Vera, diretor da empresa no Brasil, o negociação das licenças de times e estádios brasileiros durou mais de 1 ano, e funcionários foram contratados para trabalhar exclusivamente nesse processo.

Agora só precisamos saber se o jogo, em si, vai melhorar. Como sempre, temos a promessa de sistemas de controle, física e inteligência artificial melhoradas, além de um foco maior em cada jogador individualmente. No nosso primeiro teste com o jogo, ele parecia estar no caminho certo.

PES 2013 chega em 4 outubro para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii.

[nggallery id=2110]