Entre os 1.487 jogos que foram feitos para o Global Game Jam 2011, apenas 10 foram premiados no Gamesauce Challenge. Entre os 10 está Planetary Plan C, um dos 55 jogos produzidos no Brasil. É a primeira vez que temos um jogo brasileiro entre os vencedores do Game Jam, e a sua equipe de desenvolvimento agora precisa de patrocinadores para receber o prêmio na Alemanha.


Foram 1.487 jogos produzidos durante a maratona de desenvolvimento Global Game Jam 2011. Desses, apenas 10 – ou 0,6% de todos os jogos – foram escolhidos como vencedores do Gamesauce Challenge, que premia os desenvolvedores dos melhores e mais comercialmente viáveis jogos do evento com a oportunidade de apresentar seus projetos para produtoras e mais de 3.500 membros da indústria de jogos. E nós, brasileiros, temos motivos para comemorar, pois temos um jogo nacional entres os vencedores, como nunca antes na história desse país.

O jogo é Planetary Plan C (nós avisamos que era bom), e ele foi desenvolvido por um grupo misto de desenvolvedores independentes e estúdios: Pedro, Amora, Rafael e Irene (Miniboss), Henrique Manfroi (Sulistas), Rodrigo Monteiro e Karen (Vortex Games). Planetary Plan C pode ser baixado, gratuitamente, através deste link.

Você deve lembrar do estúdio Miniboss: eles são os criadores de Talbot’s Odyssey, que venceu o concurso e-Games 2010 do SENAC. Então não é de hoje que vemos dar frutos positivos o potencial desses jovens desenvolvedores.

Toda a equipe responsável pelo game poderá participar do Casual Connect Europe, evento que vai rolar entre os dias 8 e 11 de fevereiro, na Alemanha. Lá, eles poderão apresentar Planetary Plan C para produtoras e grandes nomes da indústria de games casuais – uma bela oportunidade de mostrar a qualidade dos games brasileiros e, é claro, uma chance de essa galera começar a ganhar o que merece por fazer o que sabe fazer.

Mas há um problema. O prêmio, que não envolve dinheiro, só será garantido à equipe se pelo menos um de seus membros puder ir até a Alemanha e estar presente durante o Casual Connect Europe. As acomodações dos representantes serão bancadas pela Gamesauce, mas os vôos de ida e volta – que, convenhamos, não são nada baratos – não estão inclusos. A equipe está em busca, então, de patrocinadores interessados em bancar os custos de viagem para que eles possam receber o prêmio. Se você é uma alma caridosa que entende a importância disto para nossa indústria nacional e quer ajudar, entre em contato através do e-mail hsmanfroi@gmail.com

E você ainda reclamando que o Brasil só tem “fabricantes de joguinhos de celular medíocres”.

[Foto: a equipe de desenvolvedores de Planetary Plan C, posando no site do Global Game Jam 2011]