O paraíso tropical cheio de piratas e tigres que é Far Cry 3 foi lançado hoje. É um jogo enorme, vasto e muito divertido. Apesar de não ser tão grande ou profundo quanto Skyrim (não dá para levar em conta o slogan de marketing da Ubisoft que diz que Far Cry 3 é “como um Skyrim com armas”), ele é grande o bastante para justificar algumas dicas.

O jogo te solta no mundo muito rapidamente: não demora muito para você receber algumas missões e sair explorando a ilha paradisíaca. Para deixar sua vida mais fácil e seu passeio mais divertido, há algumas coisas que você pode fazer (e manter em mente) enquanto desbrava Rook Island.

Antes de mais nada, vá caçar

Depois de conquistar o seu primeiro outpost, você vai ficar mais ou menos livre para fazer o que quiser. A sua prioridade nesse momento deve ser escalar algumas torres de rádio para desbloquear mais armas. Mas você vai precisar de alguma coisa para armazenar as armas que desbloquear, então vai ter que começar a fabricar itens o mais rápido possível.

Antes de mais nada, vá caçar veados, cabras e porcos para expandir a sua capacidade de carga. Cace os três animais que você precisa para melhorar os seus coldres o mais rápido possível (tubarões não são tão difíceis de matar: basta encontrar um afloramento rochoso e matá-los quando se aproximarem). Fabrique tudo o que achar importante no início do jogo e você estará muito mais preparado para os desafios em seu caminho.

Nunca pare de caçar

Mesmo que você esteja fazendo alguma missão ou sidequest, lembre-se de que você sempre pode estar caçando. Você vai precisar de muitas peles de diferentes animais para criar os vários tipos de recipientes e coldres, então se você vir um animal, mate-o. Por esse motivo, é muito bom ter um arco ou outra arma silenciosa: você pode acertar um bode errante e pegar sua pele sem que nenhum inimigo perceba sua presença. Nunca pare de caçar.

Salve depois de caçar ou fabricar itens

Uma das coisas mais estranhas em Far Cry 3 é seu sistema de saves automáticos. Você só tem um slot para salvar seu progresso além do autosave. Na verdade, eu joguei Far Cry 2 no Xbox 360 antes de jogar no PC, e me acostumei ao sistema de saves limitado do jogo, mas o fato de que você não pode salvar várias vezes em Far Cry 3 é muito chato.

Mais chato ainda é o fato de que o jogo não salva automaticamente depois de algumas de suas ações. Ele salva após uma missão ter sido completada ou após você comprar novos equipamentos, mas não depois de fabricar um item ou caçar. A única maneira de contornar esse problema é lembrando sempre de salvar seu jogo. Se você matar um javali logo antes de invadir um outpost, salve para não perder seus materiais caso morra.

Em outras palavras: na dúvida, salve.

Não compre armas


Em Far Cry 3, você tem duas alternativas para conseguir armas: você pode comprá-las de traficantes ou você pode desbloqueá-las escalando torres de rádio. Assim sendo, você não tem razão nenhuma para comprar armas no jogo. Em vez disso, sua prioridade inicial no jogo deve ser escalar cinco ou seis torres de rádio – pelo menos até que você tenha desbloqueado o lançador de granadas e a LMG (light machine gun).

O dinheiro é sempre escasso nas ilhas, e quase sempre é melhor gastar em melhorias para seus equipamentos do que em novas armas. Pegue as armas de graça escalando torres e compre silenciadores e miras de longo alcance.

Ah, e por falar nisso…

Não torre toda sua grana em munição & armadura

Munição é algo bem caro em Far Cry 3. Se você não tiver cuidado, toda sua grana pode ir embora na compra de balas. Lembre-se de que você não tem que encher todo o seu estoque de munição – isso pode fazer você se sentir mais seguro, mas depois de melhorar a sua capacidade de carga de munições e granadas, você vai ter balas e bombas o bastante para encarar três ou quatro missões da campanha principal.

O mesmo vale para as armaduras, que custam $ 200 e não te salvam da morte em lutas muito longas. A maioria das missões que exigem muita luta deixam algumas armaduras espalhadas por aí, então é sempre melhor estocar injeções de saúde do que armaduras.

Nunca pare de saquear os corpos dos seus inimigos e vasculhar cada canto dos cenários. Assim, você pode economizar seu dinheiro para coisas melhores, como as armas personalizadas que surgem conforme você coleta runas.

Não jogue todas as missões da campanha de uma vez


As melhores partes de Far Cry 3 são as partes em que você está atacando postos avançados do inimigo, explorando cantos remotos da ilha e escalando torres de rádio. Dito isto, as missões da história são muito divertidas, também, e maravilhosamente variadas. Mas mesmo elas podem ficar chatas se você quiser jogar toda a campanha de uma vez só.

Em vários pontos da narrativa, o intrusivo sistema de notificações vai sugerir que você explore a ilha antes de fazer a próxima missão. Aproveite essa oportunidade! Teste armas diferentes, ataque postos avançados dos inimigos e treine suas habilidades.

Pense nas missões da história como cutscenes interativas entre toda a exploração de mundo aberto que você está curtindo em Far Cry 3.

Mantenha-se em movimento e estude seus arredores

Essa é uma dica previsível para qualquer veterano de Far Cry 2, mas a chave para sobreviver aos tiroteios de Far Cry 3 é manter-se atento e em movimento. Ficar atrás de coberturas como se estivesse em um Call of Duty não funciona.

Em vez disso, mantenha-se abaixado e avalie os seus arredores. Assim você pode encontrar maneiras de flanquear seus inimigos e eliminar de maneira tranquila mesmo o mais difícil dos adversários.

Use um arco


A melhor arma em Far Cry 3 é o arco. Isso não é opinião: é, de fato, a melhor arma. O arco é silencioso, mortal e pode eliminar com um tiro a maioria dos inimigos. Eventualmente, você pode equipá-lo com flechas em chamas e poderosas flechas explosivas. Acostume-se a usá-lo desde o início, e use-o religiosamente. Lembre-se: quando você matar um inimigo ou animal com ele, corra até o corpo para pegar a flecha de volta. Assim você economiza dinheiro de munição que pode ser usado para outras coisas.

Cuidado com os Crocodilos

Na verdade, ignore essa dica. Não importa o quão atento você for, eventualmente um maldito crocodilo vai te pegar.

Estoque plantas verdes

As plantas verdes são suas amigas. Com elas, você faz injeções de saúde, que são essenciais para sua sobrevivência no jogo. Há outras maneiras de curar seu personagem, mas elas são lentas e provavelmente irão atrapalhar sua vida no meio de um tiroteio, então você realmente precisa dessas injeções. O que nos leva à próxima dica.

Nunca saia de casa sem injeções de saúde

Essa é muito fácil de esquecer, mas nunca entre numa luta sem algumas seringas no bolso. Você pode morrer rapidamente em Far Cry 3, e não há sentimento pior do que ter que fugir sangrando para trás de alguma cobertura apenas para perceber que você não tem como se curar de maneira rápida naquele momento.

Saqueie tudo e todos

Como tudo é escasso nesse jogo, você deve saquear cada recipiente que encontrar. Fique sempre na procura de caixas brilhantes e aprenda a saquear de maneira rápida e eficiente. Você sempre vai conseguir algum item aleatório nesses recipientes e – se tiver sorte – pode ficar algumas centenas de dólares mais rico num piscar de olhos.

Não se esqueça das maneiras fáceis de ganhar dinheiro

Claro, você pode ganhar dinheiro fazendo missões de assassinato e missões de caça, mas isso leva tempo e pode ser perigoso. Mas há algumas maneiras realmente fáceis de ganhar dinheiro em Far Cry 3.

Para começar, cada vez que você ativar uma torre de rádio, você vai ganhar uma missão de abastecimento médico. Essas missões são curtas, fáceis e te garantem pelo menos $ 200. As competições de tiro ao alvo e desafios dos Rakyat também são uma maneira fácil de ganhar grana – além de serem divertidas. Só não se esqueça de fabricar uma carteira grande o bastante para toda essa grana!

É isso! Mantenha essas dicas em mente e você vai se tornar o mestre das ilhas rochosas. Só tome cuidado com os crocodilos, ok?