Roubar carros, ganhar corridas ou assassinar toda uma gangue de motoqueiros são quase tarefas mundanas em GTA V. A verdadeira arte do crime é transformar o seu suado dinheirinho em uma fortuna milionária. O problema é que passar de trombadinha para Eike Batista não é tão simples assim. Então, eu vim aqui para mostrar que a vida do crime realmente compensa, mas só se você souber investir direitinho nas bolsas de valores de Los Santos.

Atenção: leves spoilers da campanha principal de GTA V estão espalhados por este texto, aqui e ali. Continue sob sua própria conta e risco.

Confesso que fiquei um pouco confuso quando passeava pelo mapa e via o preço de todas as propriedades que Michael, Franklin e Trevor podiam comprar. Muitas delas tinham valores com mais de seis zeros, e até o meio da história, a sua perspectiva de enriquecimento não vai além de alguns milhões. Como então seria possível comprar todos os negócios de GTA V?

Antes de começar a vender e comprar ações com um engravatado da Av. Paulista, dê uma trabalhada na sua paciência. A única forma garantida de ganhar rios de bufunfa usando os altos e baixos da Liberty City National Exchange (ou só LCN) e da BAWSAQ, as duas bolsas de GTA V, é com as missões de assassinato de executivos iniciada pelo Franklin quando ele se encontra com o Lester. O resto é só boato de internet.

gtabolsas_kotakubr04

Tudo começa com a missão de invasão do LiveInvader, o Facebook aloprado do game. Isso significa que essas missões estão disponíveis muito cedo na história, quando o extrato do seu banco ainda está muito magro. Portanto, você tem que ter calma e planejar tudo com antecedência: ignore esses pedidos de assassinato do personagem coxo e só comece a se preocupar com investimentos depois que já tiver completado todos os grandes roubos, o que vai te ajudar a acumular algumas dezenas de milhões.

Talvez essa não seja a forma mais divertida de se jogar, mas pelo menos você terá certeza que conseguirá bater a meta de 200 milhões da moeda local e finalmente destravará a conquista/o troféu mais cobiçado do game.

Se conseguiu esperar para estourar os miolos de CEOs escrotos de Los Santos até agora, chegou a hora de ver a grana rolar para dentro do seu cofre.

Você tem que ter em mente que toda missão dada por Lester segue um padrão: quando você assassina o executivo de uma empresa, os valores das ações dela afundam na bolsa e as da sua rival estouram. A princípio, não é muito complicado (não é mesmo), mas você precisa estar atento como um corretor da bolsa viciado em drogas certamente ilegais para tirar o melhor proveito disso.

Antes de começar a missão, comece salvando o jogo apertando o direcional direito em frente à sua cama. Depois, siga até o telefone público para falar com o Lester. Ele lhe dirá que uma empresa específica irá faturar ou perder muito dinheiro na bolsa depois que você dar cabo de um executivo. Uma vez que você não pode trocar de personagem depois que foi dada a largada na missão, você tem duas opções: ou volta no salvamento que acabou de fazer e usa essa informação para também mover ações com o Michael e o Trevor, ou simplesmente continua o que estava fazendo e enriqueça só Franklin. Aí é uma escolha pessoal de representar dos manos da quebrada, sacou?

gtabolsas_kotakubr02

Logo antes do assassinato, compre as ações da empresa que vai subir, como é recomendado pelos próprios personagens do jogo. Mate quem lhe mandam matar, espere passar de 24 a 36 horas (na conjectura temporal de Los Santos, o que deve ser uns 10 minutos parados na vida real) e venda tudo o que você tem daquela companhia. O seu investimento inicial deve ter rendido próximo de 80%, que é o valor médio dessas explosões nas ações pós-assassinato.

Imediatamente, pegue todo o seu dinheiro e invista na empresa rival que foi prejudicada. Se você prestar atenção, o valor dessa companhia ainda deve estar lá no chão – o que a torna uma ótima oportunidade de lucro a médio prazo. Em 48 horas, ou uns 20 minutos de bobeira nos desertos de Blaine County, volte a consultar o valor da empresa que você acabou de investir. Surpresa, surpresa: ela voltou ao preço normal e você lucrou duas vezes em um só assassinato.

Repita esses passos como um mantra. Se a empresa for subir ou se ela já estiver lá embaixo, compre tudo. Se estagnar em alta ou na média, venda tudo. Estude cada corporação e seus valores médios de ação antes de começar o golpe, e tudo vai dar certo. Se conseguir aguentar todo esse processo em todas as missões do Lester, verá a sua aposentadoria engordar como você nunca sonhou.

[Imagens: GTA Foruns.com]