Imagine que você sempre foi um apaixonado por jogos de videogame, principalmente pelos de futebol. Em certo dia, navegando pela internet, conhece um site que desenha personagens em versão 8-bit e tem a brilhante ideia de juntar sua antiga paixão com o visto por lá. Começa a desenhar no computador jogadores de futebol em 8-bit e cria uma conta no Twitter para ver no que vai dar. A ideia pega, a brincadeira cresce e começa a ficar séria. Atualmente são mais de 25 mil seguidores, uma enxurrada de pedidos e uma tremenda diversão.

O enredo do último parágrafo já tem dono. Seu nome é Matheus Toscano, 31 anos, um brasileiro que trabalha como auditor de TI em Amsterdã, na Holanda.

“Jogos antigos de computador sempre fizeram parte da minha infância, como Sensible Soccer, Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Monkey Island entre outros. Estes gráficos 8-bit sempre me trouxeram um pouco de nostalgia. Criei uma conta no Twitter para poder compartilhar e ver o que o pessoal achava”, afirma Matheus.

A aceitação foi tão grande que ele teve que criar um site específico para suas artes. Atualmente, o 8bit-football.com contém centenas de jogadores conhecidos por quem acompanha futebol e os que estiveram em momentos que marcaram a história do esporte. Quem não se lembra da cabeçada de Zidane na Copa do Mundo? E do beijinho que Neymar mandou para Gonzales na Copa das Confederações? Até o famoso gol de Maradona foi ilustrado pelo brasileiro.
3
2
1

O início

Tudo começou em 2011, quando Matheus resolveu ilustrar os finalistas da Bola de Ouro, Xavi, Cristiano Ronaldo e Messi.

“O maior desafio está em observar e saber destacar o que diferencia cada um dos atletas, como cabelo, distância entre os olhos e o formato da cabeça. Escolher a cor certa também é importante. Como os pixels são limitados, as variáveis que você tem para trabalhar são poucas, mas o importante é criar algo que lembre o jogador. Há muita tentativa/erro até chegar lá e sempre há o que aprimorar. Eu não sou designer gráfico e nunca fiz curso de desenho, então, estou sempre aprendendo a cada desenho”, ressalta Matheus.

A brincadeira ficou séria

Os pedidos eram tantos que ele resolveu hospedar em sites que produzem camisetas algumas de suas criações, ou seja, além de ver estas maravilhas na tela do computador, ainda é possível estampar em uma de suas camisetas e sair na rua.

“A receita com camisas dá para pagar as despesas que tenho com o site. Eu tento não levar o site muito para o lado comercial, já que é mais um hobby cuja a principal função é divertir o público”, diz o artista.
4

O game

Há alguns meses, Mateus iniciou uma parceria com a SuperRockGames, uma desenvolvedora independente de jogos eletrônicos baseada em Londres, na Inglaterra. Para quem não a conhece, a empresa criou o excelente The Football Playbook, para iOS.

A ideia é desenvolver um jogo baseado nos antigos Sensible Soccer e Kick-off, só que com gráficos 8-bit e utilizando os desenhos feitos por Matheus. “No momento estamos trabalhando na jogabilidade e pretendemos lançar uma campanha de crowdfunding para completar o jogo. É um baita desafio, mas ao mesmo tempo empolgante, pois recebemos várias mensagens de apoio de pessoas interessadas”, diz Matheus.

Para alegria de Matheus e de quem acompanha o desenvolvimento, a produtora divulgou em sua conta no Twitter possibilidade do jogo ser lançado ainda este ano, antes da Copa do Mundo e uma versão mais completa em setembro.
6

5
Como disse no início do texto, Matheus também a fã de videogame e ele é apaixonado por títulos de futebol. Entre os que ele mais gosta estão Sensible Soccer, Fifa 94 (estrelando Janco Tianno, Brian Plank e Roberto Favaro), International SuperStar Soccer e a série Winning Eleven, principalmente a primeira edição, que possui menus e comentários em japonês, onde ninguém entendia.

O sonho

Matheus já teve diversos jogadores retuitando suas imagens e a que ele mais tem orgulho de contar é a do perfil oficial do Borussia Dortmund, que retuitou sua criação na final da Liga dos Campeões, em 2013, contra o Bayern de Munique. Mas ele tem um sonho ainda com o projeto:

“Se um jogador famoso aparecesse com uma camisa com seu respectivo desenho em 8bit seria demais! Tipo um Messi, Ronaldo, Zlatan ou Balotelli”

Enquanto este sonho não se realiza, imagino que você ficou pensando que o Matheus poderia ter feito uma homenagem especial aos apaixonados por jogos de futebol do Kotaku e ele fez! Criou uma ilustração especial do grande Allejo!
7