Na quinta-feira (14) postamos essa foto de um controle-protótipo do próximo PlayStation. A imagem apareceu online, e uma fonte da indústria próxima do sistema nos contou que se tratava, de fato, de um joystick provisório do PS4, codinome Orbis.

Hoje, um usuário do site Gametrailers compartilhou uma versão de qualidade melhor da foto, que mostra o que parece ser o mesmo controle. Você pode ver em alta definição aqui.

A pessoa que postou a imagem, que usa a alcunha de SquishyMuffin, deu sua descrição do joystick:

Os gatilhos são bem mais parecidos com os “de mola” do Xbox 360. Ele tem um microfone (parecido com o Vita e o Wii U) e aí também tem uma entrada de headset. A touchscreen tem uma tela resistiva, é single touch e é usada para ver o nível da bateria, listas de amigos, mini IU [interface de usuário], blá blá. Foi tirada há um tempo, só tive acesso através de outra pessoa.

A descrição é estranha, porque vários detalhes não batem com a documentação detalhada do Orbis à qual o Kotaku US teve acesso nas últimas semanas.

Nossa documentação, a qual confirmamos ser autêntica, descreve o touchpad como sendo multitouch de dois pontos com um clique mecânico, enquanto o usuário do Gametrailers diz que é single touch. Além do que já falamos em janeiro, nossa documentação indica que o controle vai ter um LED RGB e algo chamado de “barra de luz”. A documentação que vimos não menciona telas, e faz referência a um “touch pad de capacitação elétrica, em que a posição onde o dedo do usuário está tocando pode ser detectada”.

Além disso, nenhuma das fotos do protótipo incluía o botão de “compartilhar”, o que a documentação também diz que o controle do Orbis terá. Apesar de acreditarmos que as mais de 90 páginas de documentos que vimos são reais (a Sony não confirma, obviamente), também é possível que os planos tenham mudado.

Então, apesar de essa foto parecer mostrar mais ou menos o mesmo protótipo que vimos antes, a descrição do usuário do fórum levanta algumas novas questões. Vale a pena lembrar que ambas as fotos são de protótipos, então o design final pode muito bem ser diferente. Sem dúvida vamos descobrir mais no evento da Sony na quarta-feira, dia 20.