Se você tem a versão para Xbox 360 ​​ou PS3 de Skyrim, já tem motivos de sobra para ser feliz. Mas se você tem a versão para PC, o jogo da Bethesda se transforma num portal de infinitas possibilidades.

Nos próximos anos, Skyrim vai receber um número cada vez maior de mods, melhorias a até mesmo “cheats” que você poderá usar para transformar radicalmente o jogo. No final, a versão original da Bethesda vai ser uma simples base para a construção de algo maior, mais bonito e diversificado.

A seguir, vamos mostrar algumas das melhores maneiras de transformar Skyrim em uma experiência mais bonita e divertida no seu PC.

Para deixar tudo mais bonito


Antes de mais nada, vamos retocar o visual. Apesar de os gráficos terem evoluído bastante em relação aos jogos anteriores da Bethesda, como Oblivion e Fallout 3, ainda podemos melhorar as coisas em Skyrim. E os prestativos modders já evoluíram bastante nesse quesito.

A maneira mais fácil e impressionante de embelezar o jogo é instalar o FXAA Post Process Injector, que melhora o visual com “uma gama de efeitos de pós-processamento, incluindo bloom, sharpen, technicolor, sépia, tonemap, vignette e mais”. Em suma, uma espécie de Instagram para seu Skyrim.

Como esse mod usa um instalador personalizado, você tem várias opções para testar até obter os efeitos desejados. Só não esqueça de ler atentamente as instruções antes de usar, porque ele pode causar erros e “quebrar” o seu jogo (como aconteceu com nosso colega Mike Fahey). Aqui deu tudo certo, no entanto, e os efeitos são incríveis.

Em seguida, instale o mod No More Blocky Faces para corrigir um irritante erro que deixa o queixo e o nariz de algumas personagens parecidos com mapas topográficos. Pode parecer algo insignificante, mas ajuda bastante na convivência com personagens como a Lydia, por exemplo [nada pessoal, Lydia].

Agora que o erro está corrigido, instale os mods Detailed Faces e Detailed Bodies, que adicionam uma camada extra de realismo aos habitantes de Skyrim.

Os amantes da natureza, enquanto isso, devem instalar o mod Skyrim Flora Overhaul, que acrescenta uma tonelada de detalhes às árvores e vegetações. Mais uma vez, pode parecer pequenice, mas você vai notar a diferença quando for desbravar o mapa do jogo.

E para terminar as “sessão estética”, vamos ter que sujar as mãos de graxa mexendo nos arquivos .ini de Skyrim. Encontre (e faça um backup) o arquivo skyrimprefs.ini e faça as seguintes alterações:

bTreesReceiveShadows = 0 -> bTreesReceiveShadows = 1
bDrawLandShadows = 0 -> bDrawLandShadows = 1

Basta trocar o número de 0 para 1. Você pode abrir arquivos .ini usando o bloco de notas do Windows, sem medo, e para ajudar na busca pelas linhas de comando corretas basta dar um Ctrl+F. Essas mudanças farão com que as paisagens e árvores criem sombras adequadas, o que faz uma bela diferença, principalmente durante o nascer e pôr do sol.

Para deixar tudo mais divertido


Aproveitando que você já começou o trabalho sujo, vamos fuçar um pouco mais. Um jogo de PC bom é aquele que deixa você se meter nas linhas de comando e fazer a festa. Skyrim, sendo um bom jogo de PC, oferece a sempre bem-vinda função console (ativada com a tecla “`” durante o jogo), que garante acesso a várias alterações e, obviamente, cheats.

A melhor mudança que você pode fazer através do console é ajustar o ângulo do seu campo de visão (FOV), que define o quanto você pode ver ao seu redor sem precisar virar a cabeça. Muitos jogadores acham que a configuração padrão está um pouco apertada, então digite “fov 85” no console (sem as aspas) e veja o que você acha. Note que o valor 85 é apenas uma preferência pessoal, você pode colocar o ângulo que quiser – até 90 graus, é claro. Ainda não implementaram nenhuma raça com olhos na nuca.

O console também permite que você trapaceie com alguns comandos. Isso pode ser muito divertido, mas saiba que usar qualquer uma dessas manhas irá impedir o desbloqueio de conquistas em seu jogo, então use-os por sua conta e risco. Você pode encontrar uma lista completa desses cheats na wiki de Skyrim, mas vamos destacar aqui alguns dos melhores:

TGM – Toggle God Mode (torna seu personágem invencível, remove o limite de carga e os tempos de espera entre gritos, concede Magika e Stamina infinitos)

TCL – Toggle Collision (o memorável “no_clip”, que permite atravessar paredes e voar)

TM – Toggle Menus (some com a interface básica do jogo e com os textos de diálogo)

killall – Mata todos os inimigos nos arredores

PSB – Player Spell Book (Destrava todas as magias do jogo e desbloqueia todos os gritos. Note que usar este comando irá desbloquear mesmo as magias usadas ​​para testar Skyrim)

player.setlevel X – Sobe ou desce o level do seu personagem para o valor determinado em X

COC X – Esse comando vai te teleportar para qualquer lugar que você digitar no lugar do X

COC qasmoke – Leva você para a sala de testes com todos os itens e interfaces de fabricação do jogo. Cuidado ao abrir certos armários de armas e armaduras encantadas, já que isso pode fazer o jogo travar ou parar de responder. Se esse for o caso, seja paciente e deixe os objetos terminarem de carregar: há um monte deles em cada armário, pelo menos 20 versões de cada tipo básico).

TFC – Toggle freefly cam (remove o seu personagem e deixa a câmera livre. Você não será capaz de interagir com nada)

TAI – Toggle Artificial Intelligence (congela todos os NPCs. Eles não podem fazer absolutamente nada.)

TCAI – Toggle Combat Artificial Intelligence (uma versão limitada do TAI, que só deixa os NPCs incapazes de combater)

TDetect – Toggle AI Detection (Você pode roubar tudo o que quiser e ninguém vai te ver, mas não funciona na hora de tentar bater carteiras

E pronto. Já pode fechar o capô e testar o motor. Se você quiser ir um pouco mais além no mundo infinito das modificações de The Elder Scrolls, o melhor lugar para começar é o Skyrim Nexus, a principal comunidade modder do jogo.

Aqueles mais confiantes em sua capacidade de modificar arquivos .ini podem conferir o guia do site Rock, Paper, Shotgun (em inglês) para aprender alguns ajustes adicionais.

E depois de tudo isso, por que não tentar criar seu próprio mod? Existem guias e tutoriais de sobra na internet, além de uma comunidade cheia de bons professores dispostos a ensinar algumas manhas para os novatos. Só, por favor, controle seus hormônios e não use seus conhecimentos para infestar a internet com mods pornográficos barra-pesada, como aconteceu com Oblivion.