Repetindo a tendência lançada com Crysis 2, Dragon Age 2 e Battlefield 3, a EA decidiu não lançar Mass Effect 3 no serviço de distribuição da Valve. E não é só isso.

Na edição de hoje da série “Eu Já Sabia”, o Coordenador de Comunidade da BioWare, Chris Priestly, disse aos fãs de Mass Effect que a missão épica do Comandante Shepard de salvar a Terra dos Reapers não vai se ambientar no Steam devido a vários “termos de serviço restritivos” – os mesmos que fizeram a EA tirar Crysis 2 e Dragon Age 2 do serviço no ano passado.

Durante o seu lançamento inicial, Mass Effect 3 estará disponível no Origin e vários outros serviços digitais, mas não no Steam. O Steam adotou vários termos de serviço restritivos que limitam como os desenvolvedores interagem com os consumidores para distribuir patches e conteúdo para download. Temos a intenção de dar aos jogadores de Mass Effect a melhor experiência possível quando o assunto é a compra ou a experiência de jogo, e estamos felizes em nos unir a qualquer serviço de download que não restrinja nossa capacidade de nos conectar diretamente com nossos consumidores.

Melhor ainda, ele também informou que será obrigatório usar o Origin para ativar a sua cópia de Mass Effect 3, não importa onde você a compre.

O Origin é obrigatório nas versões PC de Mass Effect 3, tanto físicas quanto digitais. Mass Effect 3 exigirá uma autorização única para se acessar o modo single player. Há um limite para o número de instalações. Jogar o multiplayer de Mass Effect 3 vai exigir uma conexão constante.

Ele também garantiu que o Origin não é Spyware:

O Origin não é spyware e não usa ou instala spyware nas máquinas dos usuários. Para permitir que o Origin instale os jogos e seus patches para todos usarem, o Origin implementa uma mudança de permissão que resulta no fato do Windows, não o Origin, rever os nomes de arquivo na pasta Dados de Programas/Origin. Essa é uma função normal do Windows e não um processo de colhimento de informação.

Resumindo: Mass Effect 3 de PC vai estar disponível apenas no Origin e em alguns distribuidores no seu lançamento, em 6 de março. Além disso, você vai precisar do Origin obrigatoriamente para ativar o jogo. A boa notícia é que o Origin (ainda) não fica vendo você dormir.

E aí?

>> Mass Effect 3 no PC [Ritpten, em inglês]