Que tal morar em uma casa totalmente dependente de energia solar? Não? E se essa casa fosse controlada por um Kinect? Ok, isso não muda muita coisa.


As mentes brilhantes da escola independente de arquitetura SCI-Arc e do Caltech (instituto de tecnologia da Califórnia) projetaram uma casa totalmente movida a energia solar que é limpa, verde e eficiente. É também muito fácil de “usar”, graças aos sensores de movimento Kinect que controlam todas as funções.

O site Fastcodesign explica:

O Protótipo de Casa Solar Compacta Hiper-isolada (CHIP, na sigla em inglês) tem um Xbox Kinect como centro de comando central, o que permite aos residentes ajustarem a iluminação e sombras utilizando gestos, como apontar ou balançar os braços. Muito esquecido (ou simplesmente preguiçoso) para isso? A casa tem uma câmera 3-D que pode rastrear seus movimentos e desligar automaticamente as luzes atrás de você.

Dada a dificuldade que eu às vezes tenho quando tento fazer meu Kinect reconhecer meus gestos, eu imagino que seria mais fácil controlar a casa usando controles de voz em vez de gestos. Em vez de “Xbox: Pare!”, falaríamos “Casa: Desligue as luzes!”

Você pode ler todo o projeto no site oficial da casinha, e eu recomendo a leitura – parece uma casa muito legal, apesar de eu não saber se gostaria de morar em uma.

[nggallery id=1384]

>> A casa movida a Kinect [Sci-Arc/Caltech via Fastcodeslgn.com, em inglês]